OPERACIONALIZAÇÃO
A operacionalidade do projeto se dará através de uma coordenação estadual contratado pelo clube. O Projeto será operacionalizado em cada núcleo pôr uma Diretoria composta de: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Diretor de Esportes e Diretor Social, todos sócios do Internacional, amadores e voluntários.
Os núcleos montarão sua estrutura funcional e operacional de acordo com a demanda e as exigência de cada região. O núcleo poderá receber auxilio do trabalho voluntário organizado. O núcleo deverá dispor de um local adequado a prática do futebol.
Cada núcleo deverá formar equipes masculinas e femininas dos 8 anos aos 16 anos de idade, aglutinados de três em três anos, organizar torneios internos, jogos amistosos,participar do campeonato regional e do estadual quando for o caso.
Os núcleos devem desenvolver um programa de empresas madrinhas para jovens pobres. Todos os anos os núcleos da capital, da região metropolitana e de cada região do interior participarão de torneios regionais organizados pelo clube, quando serão apurados os campeões colorados da capital, região metropolitana e regionais do interior.
Os campeões de cada região disputarão as finais nos meses de outubro à dezembro, provavelmente no Estádio Beira-Rio, nas preliminares dos jogos do campeonato brasileiro.
Bimensalmente os núcleos realizarão uma reunião festiva(jantar, baile, kerbs, quermesse,...etc...)com a finalidade de confraternizar os colorados da cidade e convidados especiais e arrecadar fundos para o projeto.
CATEGORIAS
MIRIM – Sub 12
INFANTIL – Sub 14
JUVENIL – Sub 16