O PROJETO




PROJETO GENOMA COLORADO – NATAL/RN


MISSÃO:


Desenvolver processos pedagógicos de aprendizagem sócio-afetiva, educativa e cultural, visando uma vivência coletiva e prazerosa na praxe do futebol.


JUSTIFICATIVA:


Nossa praxe educativa, enquanto profissionais dos movimentos corporais, desenvolvidas pelo PROJETO GENOMA COLORADO NATAL/RN, que é direcionada por uma proposta pedagógica cooperativista encorajada pela história da humanidade que registra a contribuição e evolução do cooperativismo, mediado pelos movimentos corporais, através de atividades físicas naturais, espontâneas e intencionais com finalidades educativas diversificadas, visando à construção de aprendizagens significativas e a inclusão social da criança na vida adulta.


PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A PROPOSTA:  


1. Estimular atitudes e comportamentos que estimulem a competitividade positiva e respeitosa;


2. Incentivar a atividade esportiva numa dimensão cooperativista;


3. Estimular processos pedagógicos que fortaleçam potencialidades sócio-afetivas, educativas e culturais na concretização de objetivos pessoais com ética, dignidade e respeito ás diferenças enfrentadas nas adversidades.


Objetivos e Pressupostos


A evolução da sociedade atual junto das grandes cidades contribui para uma urbanização desmedida das mesmas, com o aproveitamento dos espaços existentes para fins habitacionais ou comerciais, originando o quase total desaparecimento de espaços livres onde as crianças e os jovens possam desenvolver as suas atividades de lazer.


Com base nesta realidade da sociedade atual, existe a necessidade de criar nas crianças e jovens hábitos de uma ocupação saudável dos seus tempos livres, através do exercício físico e de atividades ao ar livre onde impere a amizade e o convívio social.


O Projeto Genoma Colorado tem como Objetivo Geral, revelar novos talentos de crianças e adolescentes com faixa etária entre 10 e 16 anos, visando a iniciação, aprendizado e aprimoramento na prática do futebol, bem como no desenvolvimento do caráter do ser humano.


Desenvolver a atleta a sua potencialidade dentro das regras do futebol visando formar equipes de atletas aptos a participar de competições defendendo o nome da instituição.


O projeto também tem como objetivos específicos:


1) Proporcionar um ambiente seguro e sadio, onde se possam desenvolver atividades esportivas propostas;


2) Oportunizar situações que possibilitem descobrir, aperfeiçoar e lapidar uma das jóias mais ricas do esporte nacional, que é o talento nato do brasileiro para o futebol;


3) Integrar os participantes do Projeto Genoma Colorado – Natal/RN no mercado do futebol;


4) Proporcionar aos jovens condições necessárias ao crescimento, aprimoramento educacional e esportivo;


5) Realizar intercambio em forma de jogos amistosos, ampliando a cultura e enriquecendo experiências; Desta forma, é possibilitado o acesso à prática de futebol a todas as crianças e jovens a partir de 6 anos de idade, independentemente das suas capacidades. Nesse Projeto será trabalhada essencialmente a formação dos atletas, proporcionando o ensino e a prática de futebol através das ações técnicas - pedagógicas mais indicadas, permitindo às crianças e jovens familiarizarem-se com o mundo mais puro do futebol.


 


Perfil dos Educadores/Treinadores


Formação de jovens futebolistas é uma atividade pedagógica que exige dos educadores uma qualificação adequada e um elevado sentido de responsabilidade com os praticantes de futebol, devendo ser visado o desenvolvimento das capacidades específicas (físicas, tático, técnicas e psíquicas) do futebol, bem como a criação de hábitos desportivos e a aquisição de um conjunto de valores como a responsabilidade e a cooperação.


Os objetivos específicos dos educadores/treinadores do Projeto são os seguintes:


• Conhecer bem os jovens que treina, bem como as características das suas diferentes fases de desenvolvimento.


• Contribuir para o desenvolvimento das capacidades específicas (físicas, tático, técnicas e psíquicas) do futebol, de acordo com as capacidades e as necessidades dos jovens.


• Contribuir para uma formação geral e integral do cidadão comum.


• Promover o gosto e o hábito pela prática desportiva, proporcionando prazer e alegria nos jovens praticantes.


• Dirigir as expectativas dos jovens e dos seus familiares de uma forma real.


• Dirigir as suas ações, valorizando fundamentalmente o esforço e o progresso na aprendizagem, colocando em primeiro lugar os interesses dos jovens e só depois as vitórias da equipes.


Uma das características dos bons treinadores é o desejo e a capacidade permanente de se atualizarem, de saber sempre mais, o que passa por uma formação contínua através da participação em debates e colóquios de treinadores, da leitura de revistas da especialidade, da observação e na troca de experiências de métodos de treino.


De forma a ser seguida uma abordagem de treino coerente e reconhecida em termos tático e técnicos, os nossos treinadores utilizam a metodologia de treino do Sport Club Internacional/POA.


Em todas as nossas atividades é cultivada a personalidade e caráter dos alunos, disciplinando os jovens na aplicação dos conhecimentos adquiridos com precisão e rigor.


 


Funcionamento


CATEGORIA X IDADE ANO DE NASCIMENTO


ABCD DO FUTEBOL - 09 / 08 / 07 / 06 ANOS - 2002 / 2003 / 2004 / 2005


Pré-Mirim - 10, 11 e 12 ANOS 1999 / 2000 / 2001


Mirim - 13 e 14 ANOS 1997 / 1998


Infantil - 15 e 16 ANOS 1995 / 1996


 


1. Serão aceitos alunos somente do sexo masculino


2. Cada categoria terá um treinador/professor, comportando entre 14 a 21 alunos.


3. O treinador/professor será sempre alguém devidamente habilitado para o ensino do futebol a crianças/jovens.


4. Os treinos serão realizados nas e conta com toda estrutura da ASNAB/RN (ASSOCIAÇÃO DA CONAB/RN), 


5. Será dada a formação apropriada aos alunos de forma a prepará-los para competições, torneios e amistosos.


6. Os nossos treinadores utilizam a metodologia de treino do Sport Club Internacional/POA, reconhecida internacionalmente.


7. A ausência dos treinos por parte dos alunos deve ser sempre justificada ao professor respectivo.


8. O Projeto Genoma Colorado tem o direito de suspender temporariamente os alunos que não cumpram as normas de disciplina e boa educação com os colegas e com a comissão técnica.


9. O Projeto Genoma Colorado não se responsabiliza pelo desaparecimento de bens e valores pertencentes aos alunos, sendo aconselhável que não tragam quaisquer objetos de valor ou dinheiro.


10. O processo de inscrição definitivo implica a entrega dos seguintes documentos por parte do encarregado de educação do aluno:


o Ficha de inscrição 


o Boletim Escolar


o 2 Fotos 3 x 4


o RG e/ou Certidão de Nascimento


 


Metodologia de Treino


De forma a contemplar as ações tático-técnico adequados a cada uma das turmas e garantir uma evolução consistente dos nossos atletas, o Projeto adquiriu os direitos de utilização da metodologia de treino de uma das maiores referências a nível mundial, o Sport Club Internacional/POA.


Com base nesta metodologia, disponibilizamos aos nossos treinadores e alunos planos de treino completamente definidos e ajustados a cada uma das turmas.


Com esta referência metodológica, disponibilizamos um conjunto de vantagens para os nossos alunos:


• Os atletas apreender e evoluir em termos físicos/técnicos/tácticos, de acordo com a abordagem mais indicada para cada um dos escalões etários.


• Disponibilizar planos de treino bem definidos e profissionais, com exercícios de progressão adequados a cada turma.


• Melhorar o conjunto de capacidades individuais/coletivas, ajustando o ambiente de aprendizagem de acordo com a evolução individual de cada atleta.


• Obter confirmação de que a estratégia utilizada na aprendizagem é tecnicamente efetiva.


 


Etapas no Ensino


Para que os jovens possam ter êxito no futuro, é fundamental que a sua formação se inicie pela base, devendo os alunos passar por um processo de formação coerente, com uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objetivos, estratégias e conteúdos adequados às diferentes fases de desenvolvimento.


• 1ª etapa - relação do jogador com a bola o Domínio da bola e equilíbrio do corpo o Encadeamento das ações técnicas: controle, condução e conclusão o Devolução do passe e da recepção o Iniciação das noções de ataque e defesa


• 2ª etapa - relação do jogador com a bola e com a meta o O remate de precisão o Encadeamento de ações finalizando com chute a gol o Finalização e defesa ao gol o Finalização eficaz das ações de jogo e construção da noção da defesa da baliza


• 3ª etapa - relação do jogador com a bola, com a meta e com o adversário o Princípio de ataque-penetração e princípio da defesa-contenção o Recuperação e manutenção da posse de bola o Marcação individual nominal e não nominal


• 4ª etapa - relação do jogador com a bola, com a meta, com o companheiro e com o adversário o Jogar com os companheiros progredindo no terreno o Criar o hábito de se deslocar e de estar constantemente em movimento para passar e receber a bola o Princípios do ataque - penetração e cobertura ofensiva o Princípios da defesa - contenção e cobertura defensiva o Desmarcação e defesa individual por zona


• 5ª etapa - relação do jogador com a bola, com a meta, com os companheiros e com os adversários o Encadeamento das ações técnicas: passe longo, cruzamento aéreo e finalização de cabeça o Princípios do ataque - mobilidade e espaço o Princípios da defesa - Equilíbrio e concentração o Jogar com os companheiros progredindo no terreno o Marcação individual o Ocupação racional do espaço de jogo


• 6ª etapa - relação do jogador com a bola, com a meta, com os adversários e com a equipe o Circulação da bola o Manutenção e recuperação da posse da bola o Aperfeiçoamento do jogo pelos corredores laterais o Equipa como bloco dinâmico utilizando o sistema táctico 1:3:2:1 o Método de jogo ofensivo utilizando o sistema táctico 1:3:1:2 Ações tático-técnicas desenvolvidas


O conjunto das ações individuais e coletivas encontram-se devidamente organizadas, de forma a preparar convenientemente os nossos alunos, envolvendo as seguintes componentes:


• Princípios do Ataque


o Penetração (1º atacante)


o Cobertura Ofensiva/Apoio (2º atacante)


o Mobilidade (3º atacante)


o Espaço (Estrutura da equipa)


 


• Princípios da Defesa


o Contenção (1º defesa)


o Cobertura defensiva (2º defesa)


o Equilíbrio (3º defesa)


o Concentração (Estrutura da equipe)


 


• Táticas Individuais Ofensivas


o A recepção e o controlo de bola


o A condução da bola


o O passe


o O remate


 


• Táticas Coletivas Ofensivas


o Desmarcação de ruptura


o Desmarcação de apoio


o Desmarcação mista


o Desmarcação com trajetória circular


o Tabelinha


 


• Táticas Individuais Defensivas


o Desarme


o Interceptação


o O goleiro e a defesa da meta


 


• Táticas Coletivas Defensivas


o Marcação por zona


o Marcação individual


o Marcação mista o Dupla


o Compensação


 


OBJETIVOS POR FAIXA ETÁRIA


(ABCD DO FUTEBOL - INICIAÇÃO):


• Aplicar processos pedagógicos na construção coletiva de noções básicas sócio-afetivas, educativas e cultuais pertinentes ao exercício da cidadania tais como: solidariedade, criatividade, resolução de conflitos, autonomia, tomada de decisões, respeito as diferenças;


• Desenvolver os processos pedagógicos e técnicos eu propiciem aprendizagem prazerosa no aperfeiçoamento das habilidades: motoras básicas: andar, correr, bem como do esquema corporal: lateralidade, equilíbrio, ritmo e freio inibitório;


• Promover diferenças jogos e brincadeiras com a finalidade de vivenciar múltiplas situações pedagógicas na construção de um repertório motor;


• Introduzir processos pedagógicos que contribuem para construção coletiva de regras que estabelecem os vínculos sócio – afetivos, educativos e culturais na interação de um grupo;  


6 à 9 ANOS


(PRÉ-MIRIM):


• Aprofundar os processos pedagógicos na aplicação dos fundamentos básicos sócio – afetivos, educativos e culturais pertinentes a vivência coletiva: socialização, cooperação, solidariedade, criatividade, resolução de conflitos, autonomia, tomada de decisão e respeito as diferenças;


• Proporcionar atividades que estimulam os movimentos básicos na aplicação das habilidades fundamentais básicas como chutar, correr, saltar e cabecear;


• Propiciar compreensão da importância dos fundamentos básicos tais como: chute, passe, condução, drible, cabeceio e domínio de bola, visando o fortalecimento das habilidades motoras na praxe do futebol;


10 à 12 ANOS


(MIRIM):


• Aprofundar os processos pedagógicos na aplicação dos fundamentos básicos sócio-afetivos, educativos e culturais pertinentes à vivência coletiva: socialização, cooperação, solidariedade, resolução de conflitos, autonomia, tomada de decisões e respeito às diferenças;


• Estimular a apropriação dos fundamentos aplicados às combinações motoras do passe como: chute e drible com condução, na praxe do futebol;


• Desenvolver processos pedagógicos aplicados aos fundamentos da inteligência tática direcionada ao ataque e defesa, posicionamento em campo, lances essenciais do jogo, tiro de meta, centro e escanteio;


13 e 14 ANOS


(INFANTIL):


• Aprofundar processos pedagógicos na construção coletiva de fundamentos básicos sócio-afetivas, educativos e culturais pertinentes a vivência coletiva: socialização, cooperação, solidariedade, criatividade, resolução de conflitos, autonomia, tomada de decisões e respeito às diferenças;


• Ampliar processos pedagógicos, visando a apropriação dos fundamentos específicos bem como o aprimoramento das valências físicas: velocidade e resistência;


• Desenvolver os processos pedagógicos centrados na ampliação da inteligência tática aplicada no futebol tais como: sistema de jogo, posicionamento específico em campo e jogadas ensaiadas;


15 e 16 ANOS